Boa tarde, seja bem-vindo!

Serviços

Ensaios Vane Test - FVST

Ensaios Vane Test - FVST


Ensaio de Palheta, ou Vane Test (FVST - Field Vane Shear Test), tem como objetivo a determinação da resistência ao cisalhamento de solos moles saturadas, submetidas à condição de carregamento não drenado (Su).

Este ensaio, consiste na cravação estática de palheta de aço, com secção transversal cruciforme com dimensões padronizadas, inserida até a posição desejada para a execução do teste. A palheta é cravada, e o ensaio utiliza o sistema duplo de hastes que visam eliminar qualquer atrito da haste da palheta de teste com o solo e também elimina as interferências nas medidas de resistência.

Quando posicionada aplica-se um torque à ponteira por meio de unidade de medição, com velocidade de 6 graus / minuto. O torque máximo permite a obtenção do valor de resistência não drenada do terreno, nas condições de solo natural indeformado.

Posteriormente, para obtenção da resistência não-drenada, representativa de uma condição pós-amolgamento da argila, gira-se a palheta rapidamente por 10 voltas consecutivas, obtendo-se a resistência não drenada do terreno nas condições de solo “amolgado”, permitindo avaliar a sensibilidade da estrutura de formação natural do depósito argiloso.

A DELTAGEO utiliza equipamentos controlados eletronicamente, garantindo resultados e leituras precisas.

As informações a serem obtidas por estes ensaios de palheta (Vane Test) são:

-Gráfico de torque em função da rotação
-Resistência não drenada nas condições naturais (Su)
-Resistência não drenada nas condições amolgadas
-Sensibilidade da estrutura da argila

Galeria de Fotos